quinta-feira, 10 de julho de 2008






Experimentação de Materiais:
Foi eleita uma peça para que todos fizessem testes em materiais diferentes. Madeira Balsa 1mm, Horle 1mm, Pluma e Poliestireno.
Considerações
* Madeira Balsa: Fácil de cortar em um sentido e fácil de colar (cola de contato é muito eficiente).
* Pluma: Como a pluma que utilizei é de 5mm é muito ruim de ficar descontando as medidas para montar a peça. Uma solução é fazer cortes a 45° para encaixe.
* Horle: Também é fácil de cortar e colar, 1mm é ideal para uso.
* Poliestireno: Para corte desse material é necessário passar o estilete algumas vezes e quebrar com as mãos. Pode ser colado com Clorofórmio, que deve ser pingado na junção de duas faces, a gota escorre e cola. Particularmente eu não gostei de trabalhar com o clorofórmio pois manchou o meu trabalho. Me adaptei melhor com a cola de PVC.




Utilizando o PU, nestas fotos estão apresentados os modelos finais... Este material é bem firme para cortar e o efeito é bem bom... Ele apresenta as linhas riscadas para saber aonde cortar... exatamente para usar com o cubo postado anteriormente. O PU tem apenas um problema... ao cortar ele você sente que o material tem várias densidades, então as vezes a lâmina tranca ou escorrega. Quando se utiliza a face dividade em 9 módulos tem que se ter atençao pois existe um módulo no centro do cubo que é inacessível, fazendo que as duas partes não se separe. Os cortes são ortogonais e nem sempre todas as faces precisam ser cortadas.
Construimos este modelo para ser um guia nos cortes. O funcionamento é bastante simples; imagina-se a peça e com este cubo é possível verificar até que ponto a lâmina do estilete deve cortar. É bem útil e ajudou principalmente quando utilizamos as divisões de 9 módulos em cada face dos cubos.